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* FILMES, SÉRIES/ SERIADOS E DOCUMENTÁRIOS: IMPORTÂNCIA SOCIAL, EDUCACIONAL E PROFISSIONAL ATRAVÉS DAS GERAÇÕES

 

 DÉBORA MARQUES

LEANDRA NASCIMENTO

ANGELA BARBOSA

FERNANDO PAULINO

RICARDO LIMA


1.     INTRODUÇÃO

 

No decorrer de várias décadas, as produções fílmicas ganharam espaços em vários lugares do mundo. A sua relação com a história possibilita o entendimento de sua importância na evolução do entretenimento e do conhecimento através das gerações. Na histografia do cinema, a vivacidade das imagens e a sua reprodutibilidade tiveram início científico por volta de 1875, pelo astrônomo Jules Janssen e o seu ‘‘revólver fotográfico’’ com objetivo de capturar a trajetória do planeta Vênus; logo depois, o fotógrafo inglês Edward Muybridge foi um percussor do estudo da fisiologia do movimento quando capturou uma sequência detalhada do seu cavalo em uma corrida; logo, em seus avanços pela modernidade, o registro fotográfico continuado (filme), - tendo a capacidade de realizar observações repetidas de análises detalhadas imperceptíveis a olho nu -, servira como testemunho, provas materiais e evidências científicas, não só pela comunidade acadêmica e científica, mas também pela jurídica e social. (OLIVEIRA, 2006).

Em 1895, somente através dos irmãos Lumière, (que são considerados os ‘‘pais do cinema’’, pela criação do cinematógrafo, um aparelho destinado a registrar imagens sob telas animadas para filmes em formato de documentários curtos) e do ilusionista Méliès (considerado ‘‘pai dos efeitos especiais’’, que devido a uma falha no seu equipamento, percebera que dava para fazer as pessoas e os objetos desaparecerem e reaparecerem nos filmes através do ilusionismo, sendo este o primeiro efeito especial do mundo) que o cinema começou e não parou mais de evoluir aos formatos que conhecemos hoje. Para fins educacionais e acadêmicos da 7º Arte, o professor Ronie Oliveira (2011), em seu artigo na Secretária da Educação do Paraná, recomenda o filme ‘‘A invenção de Hugo Cabret’’ e o surgimento do cinema para compreensão do processo de construção cinematográfico dos irmãos Lumière e do ilusionista Méliès e a influência social gerada na belle époque parisiense.

        É ainda oportuno mencionar o filme ‘‘Tempos e Movimentos’’ de Charlie Chaplin e o impacto gerado na sociedade da época pela crítica aos trabalhos mecanizados nas linhas de produção industrial americano e da exploração da mão de obra operária na década de 30, onde, principalmente, segundo Castro (2016), os alunos de Administração conseguem ter uma percepção mais nítida da administração científica e do Taylorismo criada por Frederick Taylor, auxiliando assim na fixação dos seus estudos. 

        Tendo em base esses preceitos, qualquer obra documental ou seriada teve seu surgimento através das produções fílmicas, - sendo eles um documentário ou uma pura ficção científica -, pois carregam em seu processo de montagem imagens, sons e narrativa, compostas juntas pelo mesmo material utilizado em um filme. Vale a busca pela compreensão de que tanto os filmes como as séries/ seriados e os documentários são definidos como auxiliadores da visão de mundo humana sob os acontecimentos, sejam eles históricos ou contemporâneos, acadêmicos ou profissionais, de representação paralela ou influenciável, todas elas são bases de fronteiras para expressões do imaginário à realidade.

‘‘É neste sentido que as obras cinematográficas devem ser tratadas [...] como ‘fontes históricas’ significativas para o estudo das sociedades que produzem filmes, o que inclui todos os gêneros fílmicos possíveis. A mais fantasiosa obra cinematográfica de ficção carrega por trás de si ideologias, imaginários, relações de poder e padrões de cultura. Esta afirmação, [...] dá suporte ao fato de que a fonte cinematográfica tem sido utilizada com cada vez mais frequência pelos historiadores contemporâneos. ’’ (BARROS, 2006, p 21).

Diante do exposto, o referente artigo possui como problemática como as produções fílmicas, seriadas e documentais buscam transmitir e agregar valores e conhecimentos nas mais diversas áreas acadêmicas, profissionais e sociais através da sua contextualidade. 

Oliveira (2006, p.3) relata:

Além de um dos símbolos e uma das inovações da modernidade, o cinema significou também um meio extraordinário de circulação do conhecimento, de difusão de novas experiências e valores culturais. Não apenas documentários e ficções científicas exprimem os conhecimentos desejados e os alcançados, mas até mesmo os dramas (profundos ou tolos) e as comédias [...] da reconstrução do passado ou do futuro do pretérito, os filmes nos possibilitam re-visitar os eventos ocorridos ou imaginados. As transposições e as vivências que a linguagem cinematográfica possibilita são tão marcantes, que muitas vezes tornam-se referência [...] percebidas por grande parte da sociedade. Mais do que aprendizagens derivadas das práticas educativas formais, as experiências vivenciadas nos filmes acabam compondo boa parte do arsenal simbólico através do qual a opinião pública passa a vislumbrar o alcance dos empreendimentos científicos e tecnológicos. Um exemplo caricato é o título da mostra de cinema que o Centro de Astrofísica da Harvard University, [...], mantém há algum tempo: "Tudo que aprendi sobre ciência foi pelos filmes".

            Os filmes também podem ser trabalhados em série/seriados, através do seu enredo e dos recursos necessários para a garantia continuada da produção; e/ ou trabalhados em forma de documentários onde são expostos, documentos pessoais, fotos, áudios, depoimentos, vídeos e filmagens particulares, etc.; para isso é necessário obter um narrador para o documentário ou algum representante para produzi-lo.

1.1 JUSTIFICATIVA

A definição do campo deste artigo far-se-á pela importância das produções cinematográficas, seriadas e documentais como uma fonte inesgotável e essencial para análises de práticas relacionadas com o mundo histórico e contemporâneo e a sua abrangência entre os mais diversos temas, conceitos e formas que atravessam o entretenimento na esfera da indústria cultural, tendo em sua estrutura, o papel de influenciar e gerar opiniões e/ ou comportamentos entre as gerações.  

1.2 OBJETIVOS

Os primórdios necessários para a construção desta pesquisa científica basear-se-á nos seguintes propósitos definidos através do objetivo geral e dos objetivos específicos.

1.2.1. Objetivo Geral

            O referente artigo possui o objetivo geral de explorar e enfatizar o papel das produções cinematográficas, seriadas e documentais no desenvolvimento, no aprendizado e na influência das sociedades acadêmicas, profissionais e sociais, respectivamente.

1.2.2 Objetivos Específicos

Pretende-se especificamente:

- Identificar os conceitos e a contribuição para a formação de acadêmicos.

- Analisar a importância para os setores das áreas profissionais;

- Evidenciar a presença da influência social entre as gerações.

Com este artigo, abrangeremos os modos fílmicos, seriados e documentais, como fornecedores de conhecimento nos mais diversos âmbitos acadêmicos, profissionais e sociais.

2. CONCEPÇÃO GERACIONAL DOS FILMES, SÉRIES/ SERIADOS E DOCUMENTÁRIOS

Os meios visuais tais como filmes, séries/seriados e documentários são importantes fontes de aprendizado, porque são facilitadores da compreensão e do desenvolvimento acadêmico, profissional e social, inclusive e principalmente para a maioria das mais recentes gerações, que – diferentemente das gerações passadas – possuem mais interesse aos acessos comodistas encontrados com a utilização da internet nos recursos tecnológicos (celulares, notebooks, etc.) do que nos livros. Logo, muitas destas produções, encontradas nas mídias digitais de fácil acesso (canais abertos, canais fechados, aplicativos de streaming, etc;), tornam-se fontes de busca, pontes de ensinamento e de construção de percepções devido à abordagem mais clara, curta e de maior nível de compreensão realizada no conteúdo destes filmes, séries/ seriados e documentários.

Seus conceitos podem ser compreendidos como:

· Filme: É uma obra de arte, classificada dentre elas celas como a 7º Arte que, transmite idéias, emoções, afetos, etc.; exercidos por meio de imagens e sons. (MACHADO, 2003).

· Série/ seriado: É uma obra continuada baseada em partes divididas conhecidas como episódios, organizados dentro de temporadas; sendo série caracterizada como uma história continuada dos personagens durante toda a temporada e o seriado caracterizado como uma história concluída dos personagens no mesmo episódio. (SILVA, 2015).

· Documentário: É uma obra normalmente que expressa à realidade; porém não significa que apresente a vivência toda real, ou seja, pode mostrar uma realidade parcial e/ ou subjetiva dos fatos. (ODIN, 2012).

As compreensões fílmicas cinematográficas construídas evolutivamente pelas áreas da sociedade histórica permitem atual e futuramente, a utilização destes recursos para o desenvolvimento de habilidades sociais, acadêmicas e/ ou profissionais, - possibilitando o surgimento de pensamentos criativos, produtivos e inovadores - entre as gerações.

 2.1 FONTES PARA O DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO

        Os filmes, as séries e os documentários, proporcionam educacionalmente, a compreensão com mais ênfase, ao processo de conhecimento sobre o estudo. Para Pires e Silva (2014), a utilização deste tipo de material didático no sistema acadêmico auxilia na inserção das profissões aos quais os jovens almejam seguir. Abaixo, seguem alguns exemplos: 


2.1.1 Filmes Para A Carreira Acadêmica: 


· A Condenação (Curso Advocacia): História real de uma irmã que sem dinheiro para arcar com um advogado, se forma em Direito em busca da liberdade de seu irmão. 

· A Teoria De Tudo (Curso Física): História real da vida do físico Stephen Hawking e de como ele fez descobertas relevantes para a ciência. 

· Fome de Poder (Curso Marketing): História real da rede de fast food Mc Donald’s e de como chegou ao sucesso através da busca em ser um diferencial. 


2.1.2 Séries/ Seriados Para A Carreira Acadêmica: 


· Veterinários do Futuro (Curso Medicina Veterinária): Baseada nas histórias e procedimentos realizados por estudantes em hospitais e clínicas veterinárias. 

· Mesa do chef (Gastronomia): Proporciona a entrada em cozinhas internacionais, além do ensino e do preparo culinário das criações típicas culturais dos maiores chefs do mundo. 

· Obras Incríveis (Curso Engenharia): Procura mostrar o interior das grandes obras atuais e com grandes estruturas. 


2.1.3 Documentários Para A Carreira Acadêmica: 


· Capitalismo Uma história de Amor (Curso Ciências econômicas): Produção idealizada para apresentar o capitalismo americano e os ideais corrompidos pela sua sociedade. 

· O Lado Negro do Chocolate (Curso Serviço Social): Sofrimento psíquico e físico em crianças e adolescentes devido ao tráfico infantil e a exploração ilegal de cacau na África. 

· Nós somos uma legião: a História dos Hackers ativistas (Curso TI): Grupo radical de hackers anônimos, que expõem segredos e casos obscuros de interesses mundiais. 

        Para Souza (2010), há a necessidade de observância dos docentes na utilização adequada destas produções em sala de aula, tendo o conteúdo, foco amplo e lógico na geração de análises produtivas para a formação acadêmica destes estudantes, existindo uma facilidade muito maior através deste tipo de conhecimento, pois estas possibilidades fornecidas pelos meios digitais contribuem para o imaginário no contexto da aprendizagem. 

Destaca-se que o ensino deve abranger o conhecimento do aluno a partir de suas experiências vividas e deve ocorrer de modo contextualizado, com materiais lúdicos, por exemplo, filmes e vídeos. Acredito que esta prática desmistifique o modelo tradicional de ensino, que teve por muito tempo e ainda tem um caráter disciplinador rígido, com pouco valor significativo para o aluno construir seu conhecimento. (CARVALHO, 2017, p.4).

Ao atribuir esta afirmação, Carvalho, compreende a importância educacional das produções fílmicas na base de aprendizado dos alunos. Mesmo que no âmbito fundamental ou médio, as conclusões potencializam-se também para as demais classes acadêmicas, integrando estas mudanças à forma de aprendizagem e de aplicabilidade na construção do profissional.

2.2 CONTRIBUIÇÕES PARA O ENTENDIMENTO PROFISSIONAL

Os filmes, séries e documentários, podem contribuir de forma significativa no desenvolvimento e no aperfeiçoamento de profissionais, auxiliando-os em suas técnicas para inserção na trajetória de sua carreira. Para Beard (1994), os filmes além de possuírem uma grande influência no meio social, em alguns casos, podem não possuir nenhuma obrigação para distinguir valores culturais ou gerá-los, mas contribuem para diversas profissões.

Oliveira (2007) enfatiza que a televisão e o cinema são importantes meios de comunicação de alcance global, devido à abrangência e a popularidade das produções seriadas, podem-se atingir diversas áreas de atuação, trazendo informações para os seus entendimentos e aperfeiçoamentos profissionais. Exemplos de filmes, séries e documentários que auxiliam na compreensão das seguintes profissões:

ADMINISTRAÇÃO:

Filme: (O Estagiário): A história entrelaça a vida de dois personagens: Uma jovem empresária que está tendo dificuldades na administração da sua empresa e um homem de 70 anos, viúvo e aposentado que busca uma ocupação; ela então decide contratar estagiários seniores e ele é quem consegue a vaga; através das experiências trocadas, um ajuda o outro e a amizade entre eles é construída.

Série/ Seriado: (O Sócio): Um bilionário americano oferece investimentos e a sua experiência administrativa a pequenas empresas que estão tendo dificuldades ou à beira da falência em troca de participação societária na empresa.

Documentário: (Mundo Coca Cola - A construção de um mito): Como a Coca Cola se tornou a marca mais conhecida do mundo? Este documentário mergulha fundo na sua história, nos percalços, nas polêmicas e de como seus administradores tornaram-na a bebida que é hoje.

MEDICINA:

Filme: (Um golpe do destino): Um médico bem sucedido precisa repensar o significado do seu próprio ofício após ser diagnosticado com câncer. Ao ilustrar sua busca por hospitais e tratamentos, o filme discute a importância da relação médico-paciente e da humanização do exercício da medicina.

Série/ Seriado: (Greys Anatomy): A série foca na vida de médicos cirurgiões; internos residentes e atendentes; e como eles evoluem na sua profissão ao tentar manter a vida dos seus pacientes e nos seus relacionamentos pessoais.

Documentário: (Médicos Cubanos): Acompanha a trajetória de três profissionais médicos cubanos que atuam no 'Mais Médicos'. A  obra analisa a atuação destes três médicos para mostrar como o programa de fato funciona.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS:

Filme: (O Contador): A história de um contador autista, com mais facilidade para lidar com números do que com pessoas; trabalha em um escritório contábil e ao ser contratado para fazer vistorias nos livros contábeis de uma empresa, põe em risco sua vida ao descobrir fraudes milionárias envolvidas com organizações criminosas.

Série/ Seriado: (O Escritório: Os Contadores): Seus episódios retratam o cotidiano dos funcionários de um escritório de contabilidade na Pensilvânia.

Documentário: (Enron: Os mais espertos da sala): Revela as artimanhas feitas por contadores e pelos chefes-executivos de uma organização, que só rendem frutos para quem estiver envolvido no esquema.

OFICIAIS DA POLICIA OU DO CORPO DE BOMBEIROS:

Filme: (Dia de Treinamento): O sonho de um jovem policial, era entrar na equipe de narcóticos da polícia. Porém, quando ele finalmente consegue este posto recebe como oficial de treinamento e parceiro um policial veterano e corrupto.

Série/ Seriado: (Chicago Fire): A série acompanha a vida dos bombeiros e paramédicos que trabalham no 51º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Chicago.

Documentário: (Heróis da Lama): Conta a história de cinco bombeiros que trabalharam em Brumadinho depois do rompimento da barragem.

De acordo com Martins, Gouvêa e Piccinini (2005), as imagens são mais facilmente lembradas do que suas correspondentes representações verbais, tornando assim uma maneira mais fácil para os profissionais compreender as suas atividades do dia a dia, juntando a teoria com a prática, para então tomar as decisões mais eficientes para chegar próximo a perfeição dentro da sua área de atuação.

2.3 REPRESENTATIVIDADES SOCIAIS

Para Souza (2010), os produtores fílmicos buscam impressionar, emocionar e cativar o maior número possível de espectadores, e, dependendo do potencial gerado pelo impacto da produção cinematográfica, pode haver criação de cosmovisão, postura ideológica, geração de opiniões, desenvolvimento de olhar crítico e representatividade a respeito de tais produções, sejam através dos filmes, das séries/ seriados e/ ou dos documentários para diversas comunidades sociais.  

2.3.1       Representatividade histórica brasileira

A produção do documentário ‘‘Leopoldina – Da Aústria para o Trono do Brasil’’ transcreve o processo de luta da primeira imperatriz brasileira, a esposa de D. Pedro I e de como ela fora peça fundamental para a independência do Brasil do domínio português; assim como o filme ‘‘A missão’’ permite a compreensão dos processos enfrentados pela doutrina do catolicismo nas comunidades indígenas nos primórdios coloniais do Brasil; como também a produção do filme brasileiro em desenho animado ‘‘Rio 2096: Uma história de amor e fúria’’, permitiu a contagem das fases da história brasileira pelo retrato da colonização, escravidão, regime militar e pela visão futurista de 2096 da guerra por ÁGUA no Brasil; ganhando premiações internacionais por trazer a possibilidade de reflexão sobre os processos ambientais e sociais enfrentados pelos indígenas, negros e minorias militantes que até hoje cobram incansavelmente à sociedade igualdade e respeito para que os futuros das próximas gerações sejam com mais tolerâncias as multifaces brasileiras. (CÂMARA PORTUGUESA DO RIO DE JANEIRO, [20-]). 

2.3.2       Representatividade Negra

A produção cinematográfica ‘‘Pantera Negra’’ permitiu a criação da representatividade heróica infantil, juvenil e adulto social no mundo, onde até somente os papéis de heróis (ínas) - em outras décadas - eram construídos e concebidos a atores brancos. De acordo com Machado (2018), o personagem foi criado em 1966, onde à época os movimentos lutavam pelos direitos básicos para a população negra, a partir de então, as gerações provenientes passaram a cobrar pela inserção de mais personagens negros em títulos próprios e não em papéis secundários ou representados como vilões ao lado do mal. Além destas, o filme trouxe várias questões essenciais e atuais – mesmo que não citadas - para a geração de opiniões sobre o embate as questões atuais de racismo, ataques a cultura africana, desrespeito e desigualdade racial pelos aspectos socioculturais provenientes da população negra, a violência gratuita e o preconceito nos âmbitos sociais, acadêmicos e profissionais. O ator Chadwick Boseman, que fez o personagem pantera negra no filme lançado pela Marvel Studios, faleceu em decorrência de um câncer, mas mesmo com a doença, não parou as gravações; tornando-se símbolo de garra, força e representatividade social à população negra. 

2.3.3       Representatividade do público LGBTQI+

A produção seriada ‘‘Sense8’’ aborda questões de sexualidade e de gênero entre os personagens principais de diferentes culturas, estilos de vida espalhados pelo mundo e a história interligada entre eles; a série ‘‘Sex Education’’ trás em seus episódios personagens em descoberta das suas atividades e opções sexuais e a busca pelo respeito e pela sororidade; o filme ‘‘A Garota Dinamarquesa’’ relata a história de uma das primeiras transexuais a enfrentar uma cirurgia para aceitação da sua sexualidade; a série ‘‘One Day at a Time’’ discute assuntos através da abordagem da depressão, ansiedade, feminismo, alcoolismo e a identidade LGBTQI+; sendo estas e outras diversas outras produções construídas para as implicações de exposições sob estes temas específicos, podendo ‘‘levar conteúdos para diversas partes do mundo, conversando com inúmeras pessoas, de diferentes culturas, podendo também ajudar na formação de identidades sociais, ao conceber histórias e personagens que conversam com o público, levando entretenimento. ’’ (SILVA e SATLER, 2019, p.5).

2.3.4 Representatividade religiosa, espiritual e baseada na Fé.

As produções fílmicas religiosas compartilham geralmente mensagens a respeito de crenças e ideologias e/ ou a falta delas, como o filme ‘‘Milagre do Paraíso’’ onde uma mulher religiosa tem sua fé questionada ao descobrir que a sua filha é diagnosticada com uma doença terminal; o documentário ‘‘Mães do Pina’’ relata a memória de 5 mulheres e as suas histórias de fé e resistência baseadas no candomblé como um legado cultural e religioso; o filme  ‘‘Por que Eu?’’ conta a história de dois irmãos judeus que seguiram caminhos diferentes ao crescer: um tornou-se religioso ortodoxo e o outro o líder do judaísmo messiânico; o documentário ‘‘Terra de Maria’’ reúne depoimentos de várias pessoas espalhadas pelo mundo com propósito de investigar aqueles que acreditam na Virgem Maria, em Deus e em Jesus Cristo; o filme ‘‘As aventuras de Pi’’, relata questões enfrentadas pelo protagonista com as crenças religiosas Hindu, Islamismo e Cristianismo, tratando embate sobre religião, ciência e fé; sendo estas e as demais produções fílmicas, seriadas e documentais religiosas, de acordo com Vádico (2009), formadas, sentidas e vividas permanentemente pela sociedade e que cada umas destas comunidades buscam agregar em suas crenças os filmes cristãos, os documentários religiosos ou os filmes épicos bíblicos afim de propagar as considerações empíricas sobre o que é ou não ‘‘sagrado’’, afim de convencer outras pessoas a conversão de sua religião.

            Além destas representatividades entre as classes sociais históricas e viventes, cabem ainda as representações para os meios esportivos, como as produções concentradas na percepção e nos desafios do atleta; como também as representações políticas, baseadas na realidade social de muitos países e os seus governantes; como também as representações no meio estrutural social-econômico de países menos desenvolvidos e as dificuldades enfrentadas para o combate aos níveis de pobreza; como também a representatividade ambiental e dos ativistas que lutam pela preservação e garantia da sustentabilidade e várias outras representações que não caberiam nestas páginas. Todas estas representatividades compõem partículas que combinam aspectos ao descrever uma história, em um filme, episódio ou documentário; logo, existindo milhares de produções cinematográficas, riquíssimas em conteúdo e cursores para a formação e desenvolvimento diversificado entre as gerações.

3. METODOLOGIA

A metodologia de pesquisa possui características na utilização de métodos e técnicas necessárias traçados planamente para definir os campos abordados e compreendidos na construção do artigo científico.

 ·       QUANTO A PESQUISA DA METODOLOGIA:

3.1 TIPO:

        O artigo foi desenvolvido a partir de fontes bibliográficas e com enfoco documental. Segundo Moretti (2020), as fundamentações teóricas com base nas pesquisas bibliográficas são consideradas pela busca de citações relevantes, facilitadores do entendimento do assunto abordado; e a de caráter documental resume-se na coleta de dados teóricos com fundamentação através de leitura em fontes como livros, artigos, revistas científicas, etc.

3.2 QUANTO AOS OBJETIVOS:

Com o intuito de utilizar obras de relevância específica para a construção do resgate das memórias fílmicas até a sua atualidade, foram utilizadas referências no uso de pesquisa exploratória, descritiva e explicativa.

3.3 QUANTO A NATUREZA:

            Básica, com o objetivo de incentivar os profissionais das diversas áreas de atuação, o quanto os filmes, séries e documentários podem contribuir para sua carreira profissional, quando atribuídas aos seus conhecimentos.

 3.4 QUANTO A ABORDAGEM:

             Em nosso artigo, trabalhamos a abordagem qualitativa, considerando as produções fílmicas, seriadas e documentais para as sociedades acadêmicas e profissionais, pois, segundo Godoy (1995, p2): ‘‘[...] hoje em dia a pesquisa qualitativa ocupa um reconhecido lugar entre as várias possibilidades de se estudar os fenômenos que envolvem os seres humanos e suas intrincadas relações sociais, estabelecidas em diversos ambientes. ’’

·       QUANTO AOS RESULTADOS DA METODOLOGIA:

3.5 CAMPO EMPIRICO:

            Utilizamos em nossa pesquisa, a busca de dados relevantes através de artigos e revistas científicas, publicações e documentos adquiridos através de publicações referentes ao nosso tema.

3.6 DELIMITAÇÃO DO UNIVERSO:

            Dentro do nosso artigo, englobamos parcialmente o mundo cinematográfico, seriados e documentais nas classes acadêmicas, sociais e profissionais, pois ainda existem muito mais campos de estudo sobre a temática, e consequentemente, muito mais para se falar e escrever; porém devido à falta de tempo não foi possível abranger tudo, - por serem várias obras benéficas e construtivas para a formação e o desenvolvimento entre as gerações -, não cabendo elas em poucas páginas.

3.7 AMOSTRAGEM E TIPO:

            A amostragem utilizada para delimitar o universo de estudo foi a NÃO PROBABILÍSTICA, pois escolhemos deliberadamente os elementos para construção do trabalho e seu tipo foi a INTENCIONAL, porque utilizamos somente informações a quais tivemos interesse em agregar na construção deste artigo.

4.     CRONOGRAMA    

        O artigo foi iniciado no dia 14 de out de 2020 até o dia 28 de out de 2020, então, todos os processos abaixo: COLETA, ÀNALISE E INTERPRETAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DOS DADOS foram feitos no mesmo mês. OUTUBRO. 

·      
QUANTO AOS DADOS DO CRONOGRAMA:

             A coleta dos dados foi feitas através de pesquisas em artigos científicos, - explorando sites e revistas -, buscando sempre esclarecer e sanar todas as dúvidas para melhor abordar o tema proposto deste trabalho. A análise e a interpretação dos dados foram estabelecidas conforme a estruturação dos tópicos e os textos foram abordados de forma clara e objetiva, buscando sempre aprofundar a importância das produções cinematográficas para o aprendizado social, profissional e acadêmico entre as gerações; logo, em sua representatividade buscamos compilar todas as fundamentações em um processo de continuidade para o término do trabalho, ter sido dentro do previsto e solicitado pelo nosso docente.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

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BEARD, V. Cultura popular e identidade profissional: Os contadores no cinema. Contabilidade, Organizações e Sociedade, v. 19, n. 3, p. 303-318, abr. 1994.

CAMARA PORTUGUESA DO RIO DE JANEIRO. Filme brasileiro ‘‘Rio 2096’’ chega esta semana a Portugal. Disponível em: <http://www.camaraportuguesa-rj.com.br/filme-brasileiro-rio-2096-chega-esta-semana-a-portugal/>. Acesso em: 26 Out. 2020.

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