Pesquisar este blog

* FICHAMENTO HARDWARE

 

     DÉBORA MARQUES


 

 Os hardwares são os componentes tangíveis do computador, ou seja, as partes ou peças físicas eletrônicas que juntas, são necessárias para o funcionamento do equipamento. Diana (2016) relata que os hardwares são divididos em quatro elementos, como os dispositivos de entrada (teclado e mouse); dispositivos de saída (monitor e caixas de som); componentes internos (peças internas que se conectam) e dispositivos de armazenamento secundário (componentes responsáveis pelo armazenamento de dados permanente).

 Compreensivelmente, esses componentes que formam um computador, são primordiais para o seu funcionamento, como relata Adriano (2016), se um componente falhar, pode atrapalhar todos os processos que geram rendimento ao seu desempenho. Exemplos de hardwares: placa mãe, memória RAM, processador, placa de vídeo, disco rígido, fontes de alimentação, etc.

 1.1            A EVOLUÇÃO DO HARDWARE TECNOLÓGICO NA HISTÓRIA

Desde muitos séculos atrás, os seres humanos buscam constantemente superar e ultrapassar suas bases de conhecimento e de intelectualidade, assumindo um papel importante no desenvolvimento da tecnologia nos dias atuais. As premissas com os primeiros artefatos produzidos pelos antepassados contemplam essencialmente as capacidades e as habilidades compostas para construção da linha tecno e lógica da humanidade. Para Barreto (2000), as origens históricas dos primeiros hardwares são definidas como:

Ábaco: Com surgimento em torno de 3.000 A. C., o ábaco possui origem chinesa e é uma ferramenta composta por vários fios paralelos com arruelas deslizantes, permitindo operações matemáticas mais complexas, do que as realizadas normalmente com a contagem dos dedos ou com a escritura em paredes, sendo funcional para a contagem, de acordo com os fios (indicavam as posições dos dígitos de forma decimal) e as arruelas (indicavam a quantidade); sendo muito eficiente e utilizável até hoje.

Bastões ou Ossos de Napier: Inventada pelo matemático escocês John Napier, por volta de 1614 a 1617, era um conjunto de nove bastões ou ossos, um para cada dígito, responsável pela transformação em multiplicação de dois números numa soma de tabuada, fazendo operações matemáticas fundamentais.

Círculos de Proporção: Em 1622, William Oughtred, na Inglaterra, baseou-se nos bastões ou Ossos de Napier e inventou uma ferramenta de cálculo que originou a Régua de cálculo, que fora considerada como o primeiro computador analógico da história, porque apresentava logaritmos em traços na régua, onde através da adição e subtração de comprimentos, a divisão e o produto eram obtidos.

Calculadora Mecânica: Inventada e construída pelo Whilhelm Schickard em 1623, a primeira calculadora mecânica era capaz de multiplicar através de métodos sucessivos de soma, porém só obteve reconhecimento após a criação da Pascaline.

Pascaline: Conhecidamente como a primeira calculadora mecânica do mundo, a pascaline foi inventada pelo francês Blaise Pascal em 1642 com intuito de auxiliar as atividades contábeis, sendo capaz de utilizar os sistemas decimais para os cálculos de adição e subtração, através de pequenos discos; pois quando um disco alcançava a marca nove, retornava para o zero e acrescentava uma unidade imediatamente no disco superior.

Máquina ou Calculadora Universal de Leibnitz: Considerada uma versão atualizada da Pascaline, foi criada em 1673, pelo alemão Von Leibnitz, sendo capaz superiormente de multiplicar, dividir e extrair raízes quadradas, através de adições e subtrações excessivas.

Primeira máquina mecânica: Conceituada pelo francês Joseph Jacquard em 1802, a máquina consistia em uma programação através de cartões perfurados que forneciam comandos padronizados para a tecelagem.

Aritmómetro: Em 1820, em torno da revolução industrial, o francês Charles Xavier criou a calculadora chamada Aritmómetro, era capaz de efetuar as quatro operações aritméticas básicas, tendo sido um sucesso de comercialização.

Máquina das Diferenças: Criada pelo inglês Charles Babagge em 1822, a máquina era considerada um projeto de um computador para realizar cálculos mais simples de funções como trigonometria e logaritmos, eliminando a necessidade de multiplicação e divisão no cálculo de polinômios, sendo utilizada apenas adição, pois seria mais fácil de mecanizar.

Máquina Analítica: Em 1830, Charles Babagge (considerado pai da computação) – após abandonar o projeto da máquina das diferenças devido alguns problemas da máquina, como a necessidade de mais precisão –, juntamente com a Condessa de Lovelace, Augusta Ada Byron (considerada a primeira mulher programadora de processamento de dados de computadores do mundo), criaram a máquina analítica, que era capaz de somar, subtrair, multiplicar e dividir automaticamente. Porém, Babbage faleceu antes da construção da máquina e hoje as peças encontra-se em museus.

Máquinas mecanográficas ou tabuladores: Entre 1880 e 1890, o estatístico americano Herman Hollerith, desenvolveu um dispositivo, - inspirado nos cartões perfurados de Joseph Jacquard -, que utiliza uma cartolina especifica para o processamento e aceleramento de dados do censo automaticamente tabulados em máquinas projetadas; sendo muito comercializado por grandes empresas organizacionais nos Estados Unidos e no exterior. Em 1924, Hollerith junto com outras empresas fundaram a International Business Machines Corporations (IBM). 

Computador Eletromecânico: Em 1938, o alemão Konrad Zuse, criou e montou o Z1, o primeiro computador do mundo, e embora eletromecânico, era digital e suas instruções eram através de cartões perfurados. Em 1939, ele criou o Z2, que era outro computador com relês e válvulas. Em 1941, criou o Z3, outro computador totalmente melhorado com automação e programação e em 1945, criou o Z4, uma versão além dos computadores Z1, Z2 e Z3, porém, devido a Segunda Guerra ele não pode concluir o Z4 que seria um modelo mais potente.

Colossus ou Máquina de Criptografia: Criada por Alan Turing na Inglaterra em 1939 era utilizada para criptografar enigmas alemães, cujas transmissões eram embaralhadas. Segundo Monchetti (2016), Turing e a sua equipe conseguiram interceptar e obter as informações necessárias para levar segunda guerra mundial ao fim.

MARK I: Criado em 1944, por Howard Aiken, foi à primeira máquina eletromecânica automática de grande porte nos EUA, e possuía 72 palavras de 23 dígitos decimais cada, com tempo de instruções de 6 segundos, utilizada fita de papel perfurado. Aiken chegou a criar o MARK II, porém não obteve sucesso, pois a válvula eletrônica já estava popularizada.

A partir do final da década de 50, todos os tipos de hardwares, passaram por processos denominados Gerações, e pelo qual, segundo Amaral (2010), são elas:

1º Geração (1945-1955): Marcada pela era das válvulas e dos painéis de programações. Exemplos: ENIAC: Desenvolvido por John Eckert e John Mauchly em 1946, foi o primeiro computador eletrônico digital e foi produzido para cálculos balísticos com foco na simulação de lançamentos de mísseis; sendo em enormes e complexas máquinas, custeando e elevando o preço de sua obtenção, além disto, era necessária uma equipe técnica para o manuseio destes computadores. SSEC: Criado pela IBM em 1948 era uma máquina híbrida de válvulas e relés para tabelar posições lunares. UNICAC: Primeiro computador aplicado na área de administração.

2º Geração (1956-1965): Marcada pela substituição das válvulas pelos transistores, pois apresentavam novidades nos processadores e eram acondicionadas em salas com baixa temperatura. Por ter alto custo, somente órgãos do governo e universidades podiam pagar. Exemplos de supercomputadores com transistor: LARC e a IBM 7030. Exemplo de Minicomputador com transistor: PDP-8.

3º Geração (1966-1980): Inovação no uso de circuitos integrados (CI), que são muitos transistores construídos em um só componente (semicondutores). Antes havia 10 transistores por chip, e evoluíram para 100 transistores por chip. O diferencial era a possibilidade de produção em massa. Exemplos de supercomputadores: IBM 360/91, Solomon, etc. Exemplo de minicomputador: Apple I, Série PDP-11.

4º Geração (1981-1990): Computadores pessoais: Nesta fase, os chips agora possuíam 1.000 ou 100.000 transistores por centímetro quadrado de silício implantado nos computadores pessoais ou microcomputadores, eram menores, mais rápidos e com maior capacidade de armazenamento, além do surgimento da unidade central de processamento (CPU) e dos disquetes. Exemplos: CRAY 1, CYBER 205, Mark 8, Apple II, PC IBM, etc.

5º Geração (1991-Atualidade): Tecnologia: Essa última geração (por enquanto) é marcada pelo ‘‘boom’’ tecnológico, através do uso de redes de computadores, lançamento de microprocessadores modernos, pela inteligência artificial, pela conectividade, pelas impressoras 3D, pelas memórias com maiores capacidades, monitores e celulares sofisticados, pen drives, notebooks e jogos eletrônicos de alta resolução, além de outros milhares de exemplos.

Com o passar dos anos, foi possível superar as limitações de comunicação e expandir as condições necessárias para o surgimento dos primeiros hardwares. Sendo, necessárias todas as fases seculares passadas para a contribuição do progresso obtido no século 21. Mesmo estando, neste nível moderno e de fácil acesso, outras gerações virão expandir esses conhecimentos e transformá-los em novas e surpreendentes tecnologias.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ADRIANO, C. Hardwares ou Softwares: Conflitos. Disponível em: <https://www.vivaolinux.com.br/artigo/Hardware-ou-Software-Conflitos?pagina=2>. Acesso em: 18 Out. 2020.

AMARAL, A. F. F. Arquitetura de Computadores. Disponível em: <https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/342/2020/04/ARQUITETURA-DE-COMPUTADORES.pdf>. Acesso em: 18 Out. 2020.

BARRETO, J. M. Evolução Histórica dos Computadores. Disponível em: <http://www.inf.ufsc.br/~j.barreto/cca/historia/hist1.htm>. Acesso em: 18 Out. 2020.

DIANA, J. Hardware e Software. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/hardware-e-software/>. Acesso em: 18 Out. 2020.

MONCHETTI, K. Alan Turing e a Enigma. Disponível em: <https://horizontes.sbc.org.br/index.php/2016/11/alan-turing-e-a-enigma/#:~:text=A%20Enigma%20foi%20uma%20m%C3%A1quina,nenhuma%20informa%C3%A7%C3%A3o%20caso%20as%20interceptassem>. Acesso em: 18 Out. 2020.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário