DÉBORA MARQUES
PAULO EDUARDO
LUCAS ARAÚJO
RANILSON RAMOS
ANGELA BARBOSA
INTRODUÇÃO
O coaching surgiu nos Estados Unidos
da América na década de 1960, adotando um modelo de coaching esportivo que
ainda é muito utilizado com equipes de jogadores de futebol que traçam metas e
estratégias para a conquista de seus objetivos, é muito simples entender o
coaching esportivo se olharmos para as equipes, técnicos e treinadores
esportivos.
O coaching funciona da mesma maneira
como uma equipe de futebol traça suas estratégias para o campeonato, com
estratégias em equipes para cumprimento de metas ou estratégias pessoais para
conquista de objetivos.
Apesar de ter surgido na década de 60
nos Estados Unidos da América o coaching só começa a ser utilizado no Brasil
por volta do final da década de 90 e ano 2000, quando as multinacionais
encontram maior possibilidade de expansão de seus negócios com investimento em
seus funcionários e equipes de alta performance.
Com o crescimento de empresas de
telemarketing principalmente, o Brasil começa a conhecer o coaching sobre a
perspectiva de grandes corporações e investimento de equipes de alta performance,
o coaching passa a ser uma maneira de capacitação de profissionais com o
objetivo a melhoria do atendimento e cumprimento de metas relacionadas a venda
e atendimento ao cliente, o coaching também capacita lideranças com o objetivo
de agilizar o atendimento e a tomada de decisão. São observadas muitas
melhorias no desenvolvimento do coaching corporativo.
O coaching de Equipe de Alta
Performance é utilizado em grandes corporações para treinamento de equipes
consideradas importantes para os negócios e cumprimento da metas da empresa,
desta maneira desenvolve-se dinâmicas, treinamento entre outras atividades com
o objetivo de autoconhecimento e melhoria continua, as ações promovidas no
treinamento de equipe de alta performance também tem o objetivo de avaliar o
grau de conhecimento dos indivíduos da equipe e de seus líderes no campo de
trabalho.
2. PARA
QUE SERVE O COACHING
Coach
é um profissional especializado em Coaching, e o responsável por ajudar você em
seu processo de autoconhecimento, empoderamento e no alcance de sucesso. A
profissão está em alta no Brasil e ganha, a cada dia, mais membros e
simpatizantes. O processo de Coaching é tão rico que ao mesmo tempo em
que o profissional oferece o seus conhecimentos e experiências ao cliente,
denominado coachee, ele também tem a possibilidade de crescer e aprender com as
experiências compartilhadas por ele.
Para
entender ainda melhor para que serve o coach, imagine que você deseja alcançar
uma promoção do trabalho ou melhorar a qualidade de seus relacionamentos
pessoais, mas não sabe como fazer isso ou por onde começar. O coach é aquela
pessoa que ajudará você a se conhecer melhor, a visualizar seus pontos fortes e
potencializá-los, como também a melhorar e eliminar aspectos de seus
comportamentos e pensamentos, que limitam à conquista efetiva de suas metas e
objetivos.
2.1 TIPOS DE
COACHING
2.1.1
Coaching De Vida
É o coaching
mais abrangente, que envolve aspectos variados da vida do ser humano. Ele é
voltado ao desenvolvimento pessoal, auxiliando o coachee a superar obstáculos,
vencer medos e a conquistar autoconfiança.
Através dessa
modalidade, o cliente define objetivos e metas, trabalha o autoconhecimento e aprende
a usar ao máximo suas
capacidades. Esse é um processo mais longo, que envolve
questionamentos e a busca de respostas mais concretas.
O coach é
responsável por orientar o coachee a trilhar seu próprio caminho, para que ele
próprio encontre as respostas e soluções para seus problemas.
2.1.2
Coaching De Relacionamento
Esse coaching
é destinado a casais, que passam a se conhecer melhor e a enxergar e aceitar os
defeitos e falhas do parceiro. Assim, esse processo visa aprimorar o
relacionamento e a melhorar a afetividade do casal.
O coach é
responsável por orientar o casal a enfrentar as dificuldades
e os conflitos da vida, gerados pelas finanças, filhos e pela própria
convivência. Seu objetivo é fortalecer o vínculo entre os dois, estimulando-os
a vencerem em conjunto, a trabalharem unidos em busca de suas metas e sonhos.
2.1.3 Coaching De Carreira
A finalidade
do coaching de carreira
é ajudar as pessoas a evoluírem em sua carreira ou encontrarem uma profissão
que as complete. Esse é um dos tipos de coaching mais procurados por jovens que
ainda não sabem qual o rumo que darão a sua carreira profissional, mas também é
procurado por profissionais experientes que precisam do coaching para tomar
decisões mais sérias, como trocar de emprego ou aceitar outro cargo dentro da
empresa que já estão.
O coach é
responsável por ajudar as pessoas a evoluírem em sua carreira ou a abraçarem
uma nova, contribuindo para que o coachee descubra uma profissão ou atividade
mais adequada ao seu perfil. Assim, ambos passam a traçar estratégias para que
as metas sejam atingidas.
2.1.4 Coaching
de Negócios
O coaching de
negócios visa ajudar empresários a desenvolverem estratégias necessárias para o
crescimento de suas empresas. O foco é voltado, especialmente, para pequenas,
micro e médias empresas, que precisam do coaching para compreender melhor os
mecanismos de sua empresa e como podem atuar de forma a melhorarem a gestão do
negócio.
O coach é
responsável por diagnosticar a situação atual da empresa e os seus objetivos,
contribuindo na organização dos processos, para que seja possível alcançar
resultados positivos. Isso quer dizer que, para que se alcance o objetivo
final, é preciso passar por etapas e metas intermediárias, e é o coach que busca a melhor forma de fazer
isso, sempre em conjunto com o coachee.
2.1.5 Coaching Financeiro
A finalidade do coaching financeiro é
oferecer uma orientação especializada e detalhada, para que o coachee conquiste melhores resultados em
suas finanças. Com o devido treinamento, o cliente é capaz de
desenvolver um planejamento muito eficiente, que possibilita o restabelecimento
de suas finanças, um elemento fundamental para a sobrevivência da empresa e
para o controle fino do orçamento familiar.
O coach é
responsável por aplicar técnicas e ferramentas a fim de identificar falhas no
fluxo financeiro, setores nos quais é necessário investir mais capital,
determinar o melhor momento para utilizar os recursos e indicar como garantir
os melhores rendimentos.
2.1.6 Coaching
de Vendas
O coaching de vendas,
como o próprio nome já diz, é um processo voltado exclusivamente para vendas,
que estimula o coachee a construir soluções que se adequem às necessidades de
sua empresa. Essa é uma maneira de aumentar o desempenho competitivo e
comercial da empresa, visando o desenvolvimento, a aplicação e a criação das
melhores técnicas do mercado.
O coach é
responsável por reunir todas as informações necessárias para melhor compreender
o ambiente onde o cliente atua, do perfil do seu consumidor e os padrões de
comportamento que predominam na empresa. Esse tipo de coaching pode ser
aplicado tanto em uma organização quanto para um indivíduo.
2.2 UTILIZAÇÃO
HOJE DE COACHING NAS EMPRESAS
Existem diferenças
entre treinamento e coaching; onde notamos que as empresas as vezes misturam
esses conceitos. O treinamento geralmente é dirigido a um grupo,
enquanto coaching é individual. O treinamento trabalha com objetivos definidos
e operacionais, no coaching, os objetivos são definidos ao longo do processo. O
coaching exige um relacionamento muito mais franco e intenso do que o
treinamento.
De acordo
com Somoggi, as diferenças entre chefe e coach são marcantes:
Chefe:
·
Controla o comportamento;
·
Dá ordem;
·
Foca na execução;
·
Resolve problemas;
·
Assume responsabilidades;
·
Dirige as pessoas;
·
Libera o potencial.
Coach:
·
Motiva;
·
Foco no processo;
·
Ouve e ensina a resolver problemas;
·
Compartilha a responsabilidade;
·
Serve as pessoas.
2.2.1 O Papel Do Coaching:
Muito Mais Do Que Um Chefe
Conforme explica Senge (2002) e Gil (2008), as
empresas têm percebido o quanto é importante gerir seu capital intelectual, o
que significa criar condições para seu constante desenvolvimento.
Isso quer dizer,
precisa ser alguém de confiança do colaborador, porque ele não deve apenas se
preocupar em dizer o que precisa ser feito, mas sim, ensinar o que se deve
fazer, para que o colaborador raciocine, analise as situações e as consequências
na busca da melhor saída para os problemas pois cada pessoa é diferente por si
só, então é necessário que cada pessoa tenha um tratamento diferenciado tanto
nas suas falhas quanto no seu desenvolvimento.
Como diz Krausz (2007), que o coaching focaliza as
forças que nos dão coragem para subir mais alto, olhar mais profundamente, ir
mais longe, provocar com delicadeza, usar o humor, caminhar com agilidade,
sonhar e agir com retidão.
O papel
do COACH é:
* Liberar o potencial de cada indivíduo;
* Incentivar as pessoas para o auto- desenvolvimento;
* Ouvir e ensinar: a atenção e percepção sobre as necessidades das pessoas são fatores fundamentais para o coach;
* Compartilhar responsabilidades: coach deve assumir a responsabilidade de analisar, juntamente com o colaborador, as situações inesperadas, e então redirecionar os planos de ação sempre que for preciso;
* Orientar as pessoas: o coach analisa, juntamente com as pessoas, as situações que interferem na condução dos projetos e redireciona os planos de ação sempre que necessário;
* Saber reter talentos: o coach pode ajudar as pessoas na obtenção de novos conhecimentos, no desenvolvimento de novas habilidades e na busca do aprendizado constante.
Pode se observar que o papel do coaching não é uma novidade. Ao observarmos, por exemplo, uma família, veremos que a educação que os pais fornecem aos filhos, nada mais é do que o coach, pois os pais se tornam tutores. O ensino em uma escola, faculdade, cursos entre outros, também é um meio de utilização de coaching, onde se tem os tutores e os alunos. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Concluímos que o Coaching é desenvolver uma parceria com clientes,
buscando a vida que eles querem, seus potenciais ocultos e, ainda, recursos
para que possam alcançar uma vida plena. Coaching é tudo isso: aprender com
experiências, liberar potencial, maximizar performance e ainda superar
obstáculos com elegância. É produzir mais, trabalhar menos e realizar mais do
que achamos possível.
Por fim, Coaching é um patrimônio da Humanidade e como tal deve ser exercido de
forma ética. O Coach deve trabalhar de forma a respeitar o ser humano, saber
escutar, não julgar e, principalmente, beneficiar outras pessoas como uma forma
de realização da vida. Primeiramente, voltando-se para o benefício das pessoas
e da sociedade como um todo e, secundariamente, como uma fonte de renda.
Pensando no bem estar, na vida acadêmica, na vida profissional, onde todo dia
utilizamos o coaching em nossas vidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
DA, Lidiane. O Papel Do Coaching Na Organização. Disponível em:
<https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/papel-do-coaching-na-organizacao/>.
Acesso em: 17 Nov. 2019.
JUNIOR, Eli Braz da Silva. História do
Coaching no Brasil. Disponível em:
<https://www.webartigos.com/artigos/historia-do-coaching-no-brasil/159198>.
Acesso em: 17 Nov. 2019.
MARQUES, José Roberto. Qual É A Origem
Do Coaching? Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/qual-origem-coaching/>.
Acesso em: 13 Nov. 2019.
MARQUES, José Roberto. Para Que Serve O Coaching? Disponível
em: <https://www.jrmcoaching.com.br/blog/para-que-serve-o-coach/>. Acesso
em: 15 Nov. 2019.
SEMID. Quero Ser Coach: Conheça Os Tipos
De Coaching E Opte Pelo Ideal! Disponível em:
<https://www.febracis.com.br/blog/tipos-de-coaching/
https://holos.org.br/o-que-e-coaching/>. Acesso em: 16 Nov. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário