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* LIDERANÇA EXECUTIVA E COACHING DE ALTO IMPACTO - COACHING


DÉBORA MARQUES
PAULO EDUARDO
LUCAS ARAÚJO
RANILSON RAMOS
ANGELA BARBOSA





 INTRODUÇÃO

O coaching surgiu nos Estados Unidos da América na década de 1960, adotando um modelo de coaching esportivo que ainda é muito utilizado com equipes de jogadores de futebol que traçam metas e estratégias para a conquista de seus objetivos, é muito simples entender o coaching esportivo se olharmos para as equipes, técnicos e treinadores esportivos.
O coaching funciona da mesma maneira como uma equipe de futebol traça suas estratégias para o campeonato, com estratégias em equipes para cumprimento de metas ou estratégias pessoais para conquista de objetivos.
Apesar de ter surgido na década de 60 nos Estados Unidos da América o coaching só começa a ser utilizado no Brasil por volta do final da década de 90 e ano 2000, quando as multinacionais encontram maior possibilidade de expansão de seus negócios com investimento em seus funcionários e equipes de alta performance.
Com o crescimento de empresas de telemarketing principalmente, o Brasil começa a conhecer o coaching sobre a perspectiva de grandes corporações e investimento de equipes de alta performance, o coaching passa a ser uma maneira de capacitação de profissionais com o objetivo a melhoria do atendimento e cumprimento de metas relacionadas a venda e atendimento ao cliente, o coaching também capacita lideranças com o objetivo de agilizar o atendimento e a tomada de decisão. São observadas muitas melhorias no desenvolvimento do coaching corporativo.
O coaching de Equipe de Alta Performance é utilizado em grandes corporações para treinamento de equipes consideradas importantes para os negócios e cumprimento da metas da empresa, desta maneira desenvolve-se dinâmicas, treinamento entre outras atividades com o objetivo de autoconhecimento e melhoria continua, as ações promovidas no treinamento de equipe de alta performance também tem o objetivo de avaliar o grau de conhecimento dos indivíduos da equipe e de seus líderes no campo de trabalho. 

2. PARA QUE SERVE O COACHING
Coach é um profissional especializado em Coaching, e o responsável por ajudar você em seu processo de autoconhecimento, empoderamento e no alcance de sucesso. A profissão está em alta no Brasil e ganha, a cada dia, mais membros e simpatizantes. O processo de Coaching é tão rico que ao mesmo tempo em que o profissional oferece o seus conhecimentos e experiências ao cliente, denominado coachee, ele também tem a possibilidade de crescer e aprender com as experiências compartilhadas por ele.
Para entender ainda melhor para que serve o coach, imagine que você deseja alcançar uma promoção do trabalho ou melhorar a qualidade de seus relacionamentos pessoais, mas não sabe como fazer isso ou por onde começar. O coach é aquela pessoa que ajudará você a se conhecer melhor, a visualizar seus pontos fortes e potencializá-los, como também a melhorar e eliminar aspectos de seus comportamentos e pensamentos, que limitam à conquista efetiva de suas metas e objetivos.
2.1  TIPOS DE COACHING

2.1.1 Coaching De Vida


É o coaching mais abrangente, que envolve aspectos variados da vida do ser humano. Ele é voltado ao desenvolvimento pessoal, auxiliando o coachee a superar obstáculos, vencer medos e a conquistar autoconfiança.

Através dessa modalidade, o cliente define objetivos e metas, trabalha o autoconhecimento e aprende a usar ao máximo suas capacidades. Esse é um processo mais longo, que envolve questionamentos e a busca de respostas mais concretas.

O coach é responsável por orientar o coachee a trilhar seu próprio caminho, para que ele próprio encontre as respostas e soluções para seus problemas.

2.1.2 Coaching De Relacionamento


Esse coaching é destinado a casais, que passam a se conhecer melhor e a enxergar e aceitar os defeitos e falhas do parceiro. Assim, esse processo visa aprimorar o relacionamento e a melhorar a afetividade do casal.

O coach é responsável por orientar o casal a enfrentar as dificuldades e os conflitos da vida, gerados pelas finanças, filhos e pela própria convivência. Seu objetivo é fortalecer o vínculo entre os dois, estimulando-os a vencerem em conjunto, a trabalharem unidos em busca de suas metas e sonhos.

2.1.3 Coaching De Carreira


A finalidade do coaching de carreira é ajudar as pessoas a evoluírem em sua carreira ou encontrarem uma profissão que as complete. Esse é um dos tipos de coaching mais procurados por jovens que ainda não sabem qual o rumo que darão a sua carreira profissional, mas também é procurado por profissionais experientes que precisam do coaching para tomar decisões mais sérias, como trocar de emprego ou aceitar outro cargo dentro da empresa que já estão.

O coach é responsável por ajudar as pessoas a evoluírem em sua carreira ou a abraçarem uma nova, contribuindo para que o coachee descubra uma profissão ou atividade mais adequada ao seu perfil. Assim, ambos passam a traçar estratégias para que as metas sejam atingidas.

2.1.4 Coaching de Negócios


O coaching de negócios visa ajudar empresários a desenvolverem estratégias necessárias para o crescimento de suas empresas. O foco é voltado, especialmente, para pequenas, micro e médias empresas, que precisam do coaching para compreender melhor os mecanismos de sua empresa e como podem atuar de forma a melhorarem a gestão do negócio.

O coach é responsável por diagnosticar a situação atual da empresa e os seus objetivos, contribuindo na organização dos processos, para que seja possível alcançar resultados positivos. Isso quer dizer que, para que se alcance o objetivo final, é preciso passar por etapas e metas intermediárias, e é o coach que busca a melhor forma de fazer isso, sempre em conjunto com o coachee.

2.1.5 Coaching Financeiro


A finalidade do coaching financeiro é oferecer uma orientação especializada e detalhada, para que o coachee conquiste melhores resultados em suas finanças. Com o devido treinamento, o cliente é capaz de desenvolver um planejamento muito eficiente, que possibilita o restabelecimento de suas finanças, um elemento fundamental para a sobrevivência da empresa e para o controle fino do orçamento familiar.

O coach é responsável por aplicar técnicas e ferramentas a fim de identificar falhas no fluxo financeiro, setores nos quais é necessário investir mais capital, determinar o melhor momento para utilizar os recursos e indicar como garantir os melhores rendimentos.

2.1.6 Coaching de Vendas


O coaching de vendas, como o próprio nome já diz, é um processo voltado exclusivamente para vendas, que estimula o coachee a construir soluções que se adequem às necessidades de sua empresa. Essa é uma maneira de aumentar o desempenho competitivo e comercial da empresa, visando o desenvolvimento, a aplicação e a criação das melhores técnicas do mercado.

O coach é responsável por reunir todas as informações necessárias para melhor compreender o ambiente onde o cliente atua, do perfil do seu consumidor e os padrões de comportamento que predominam na empresa. Esse tipo de coaching pode ser aplicado tanto em uma organização quanto para um indivíduo.

2.2  UTILIZAÇÃO HOJE DE COACHING NAS EMPRESAS

 Existem diferenças entre treinamento e coaching; onde notamos que as empresas as vezes misturam esses conceitos. O treinamento geralmente é dirigido a um grupo, enquanto coaching é individual. O treinamento trabalha com objetivos definidos e operacionais, no coaching, os objetivos são definidos ao longo do processo. O coaching exige um relacionamento muito mais franco e intenso do que o treinamento.


De acordo com Somoggi, as diferenças entre chefe e coach são marcantes:
Chefe:
·                  Controla o comportamento;
·                  Dá ordem;
·                  Foca na execução;
·                  Resolve problemas;
·                  Assume responsabilidades;
·                  Dirige as pessoas;
·                  Libera o potencial.
Coach:
·                  Motiva;
·                  Foco no processo;
·                  Ouve e ensina a resolver problemas;
·                  Compartilha a responsabilidade;
·                  Serve as pessoas.

2.2.1 O Papel Do Coaching: Muito Mais Do Que Um Chefe


Conforme explica Senge (2002) e Gil (2008), as empresas têm percebido o quanto é importante gerir seu capital intelectual, o que significa criar condições para seu constante desenvolvimento.
Isso quer dizer, precisa ser alguém de confiança do colaborador, porque ele não deve apenas se preocupar em dizer o que precisa ser feito, mas sim, ensinar o que se deve fazer, para que o colaborador raciocine, analise as situações e as consequências na busca da melhor saída para os problemas pois cada pessoa é diferente por si só, então é necessário que cada pessoa tenha um tratamento diferenciado tanto nas suas falhas quanto no seu desenvolvimento.
Como diz Krausz (2007), que o coaching focaliza as forças que nos dão coragem para subir mais alto, olhar mais profundamente, ir mais longe, provocar com delicadeza, usar o humor, caminhar com agilidade, sonhar e agir com retidão.
O papel do COACH é:

      * Liberar o potencial de cada indivíduo;

* Incentivar as pessoas para o auto- desenvolvimento;

* Ouvir e ensinar: a atenção e percepção sobre as necessidades das pessoas são fatores fundamentais para o coach;

* Compartilhar responsabilidades:  coach deve assumir a responsabilidade de analisar, juntamente com o colaborador, as situações inesperadas, e então redirecionar os planos de ação sempre que for preciso;

* Orientar as pessoas: o coach analisa, juntamente com as pessoas, as situações que interferem na condução dos projetos e redireciona os planos de ação sempre que necessário;

* Saber reter talentos: o coach pode ajudar as pessoas na obtenção de novos conhecimentos, no desenvolvimento de novas habilidades e na busca do aprendizado constante.

Pode se observar que o papel do coaching não é uma novidade. Ao observarmos, por exemplo, uma família, veremos que a educação que os pais fornecem aos filhos, nada mais é do que o coach, pois os pais se tornam tutores. O ensino em uma escola, faculdade, cursos entre outros, também é um meio de utilização de coaching, onde se tem os tutores e os alunos.

      CONSIDERAÇÕES FINAIS

Concluímos que o Coaching é desenvolver uma parceria com clientes, buscando a vida que eles querem, seus potenciais ocultos e, ainda, recursos para que possam alcançar uma vida plena. Coaching é tudo isso: aprender com experiências, liberar potencial, maximizar performance e ainda superar obstáculos com elegância. É produzir mais, trabalhar menos e realizar mais do que achamos possível.

Por fim, Coaching é um patrimônio da Humanidade e como tal deve ser exercido de forma ética. O Coach deve trabalhar de forma a respeitar o ser humano, saber escutar, não julgar e, principalmente, beneficiar outras pessoas como uma forma de realização da vida. Primeiramente, voltando-se para o benefício das pessoas e da sociedade como um todo e, secundariamente, como uma fonte de renda. Pensando no bem estar, na vida acadêmica, na vida profissional, onde todo dia utilizamos o coaching em nossas vidas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

DA, Lidiane. O Papel Do Coaching Na Organização. Disponível em: <https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/papel-do-coaching-na-organizacao/>. Acesso em: 17 Nov. 2019.

JUNIOR, Eli Braz da Silva. História do Coaching no Brasil. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/historia-do-coaching-no-brasil/159198>. Acesso em: 17 Nov. 2019.

MARQUES, José Roberto. Qual É A Origem Do Coaching? Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/qual-origem-coaching/>. Acesso em: 13 Nov. 2019.

MARQUES, José Roberto. Para Que Serve O Coaching? Disponível em: <https://www.jrmcoaching.com.br/blog/para-que-serve-o-coach/>. Acesso em: 15 Nov. 2019.

SEMID. Quero Ser Coach: Conheça Os Tipos De Coaching E Opte Pelo Ideal! Disponível em: <https://www.febracis.com.br/blog/tipos-de-coaching/
https://holos.org.br/o-que-e-coaching/>. Acesso em: 16 Nov. 2019.

 


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